4 razões para começar já a investir no seu futuro.

Viver o presente é extremamente importante. Mas algumas pessoas esquecem de pensar também no próprio futuro. E tem coisas que não dá para deixar para se preocupar só depois. Em alguns assuntos, não dá para “ver o que fazer” só quando o futuro chegar. É o caso da aposentadoria, ou melhor, da sua saúde financeira quando a aposentadoria chegar. Já pensou nisso?

Sabia que quanto antes você começar a investir no seu futuro, mais pode fazer o seu dinheiro render? Com uma previdência privada, em especial, quanto mais cedo você começar a investir, menos precisa pagar por mês para acumular o que deseja. E esse é só um dos motivos para você começar já a fazer uma renda complementar.

Veja, então, quatro razões para começar a sua previdência privada o quanto antes:

1 – Para manter o padrão de vida na aposentadoria.
Durante a aposentadoria, tendem a diminuir as despesas com família, educação dos filhos e manutenção do padrão de consumo. Contudo, outros gastos tendem a aumentar, como saúde, alimentação diferenciada, cuidados pessoais, etc. Portanto, mesmo que seus planos para o futuro sejam modestos, é importante pensar numa renda complementar.

Somar a Previdência Social a uma previdência privada pode lhe prover de recursos suficientes, em sua aposentadoria, para manter o padrão de vida que tinha quando trabalhava.

2 – Para contribuir com parcelas menores, aproveitando o tempo.
Sabia que quanto mais cedo você começa uma previdência privada, menos tem que pagar?

A previdência privada é uma aplicação de longo prazo. E quanto maior o tempo de aplicação, melhor para seus rendimentos. Pois, com um longo tempo de aplicação, é possível contar com a ação dos juros compostos e, no futuro, resgatar até mais do que efetivamente se aplicou.

Dessa forma, quanto maior o tempo disponível para contribuição, menores precisam ser as parcelas de investimento para juntar o patrimônio desejado. E quanto menores as parcelas com que você tiver que contribuir, menor também o efeito no seu orçamento mensal.

3 – Para realizar seus sonhos.
Quer viajar por aí e conhecer novos lugares quando se aposentar? Quer fazer cursos, assistir palestras, dedicar-se a uma causa? Ou talvez você pretenda continuar trabalhando, mas sem ser obrigado a fazer o que não gosta. Pode ser também que você nem tenha planos para a aposentadoria ainda. Mas certamente vai querer aproveitar melhor a vida na melhor idade.

Sejam quais forem seus planos ou a sua idade, se você ainda não se aposentou e ainda não tem uma boa reserva financeira, deveria pensar agora mesmo em começar uma previdência privada.

4 – Para cuidar de você e da sua família.
Alguns planos de previdência privada contam com coberturas por morte ou invalidez. Assim, além de garantir sua renda futura, você e sua família ficam mais tranquilos para aproveitar a vida.

DICA EXTRA:
Ao fazer seu plano, considere como renda desejada o salário que possui atualmente mais uma margem de 20% de segurança. Lembrando que, se o salário for alterado, suas contribuições podem ser proporcionalmente maiores.

E quanto mais cedo, você começar melhor; com contribuição de, pelo menos, 20 anos, já é possível contar com juros compostos.