O que é análise de crédito? Entenda como é feito o processo

Em todas as solicitações de crédito é feita uma análise de crédito. Esse processo busca diminuir os riscos de inadimplência. Mas você sabe como ela ocorre?

Para tentar esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, preparamos este conteúdo especial. Continue a leitura e confira!

 

O que é a análise de crédito?

A análise de crédito é um processo realizado pelas instituições financeiras na hora de liberar crédito para o cliente.

Esse procedimento acontece a fim de tentar minimizar os riscos de inadimplência. Portanto, a análise de crédito é uma busca por informações sobre o solicitante de crédito.

Como funciona a análise de crédito?

Os bancos e instituições financeiras fazem uma análise do perfil do cliente, desde uma verificação do Score do Serasa, até uma busca em seu histórico de pagador.

As empresas reúnem o maior número de informações sobre o cliente para saber se ele é bom pagador.

É durante este processo que as instituições definem o valor de crédito, quando liberado, prazos e taxas de juros, como no caso dos empréstimos e financiamentos.

Quais são os processos da análise de crédito?

Os processos da análise de crédito podem variar de uma empresa para outra, basta lembrar que algumas instituições não verificam se você está com o nome negativado.

Mas, na maioria das vezes, os processos de análise de crédito seguem um mesmo padrão, veja a ordem:

Análise dos dados cadastrais

Neste momento, são analisados documentos pessoais, como: carteira de identidade, CNH, CPF, estado civil, endereço, profissão e outros.

Ou seja, tudo o que venha ajudar a definir seu perfil.

Verificação se há restrições no nome

Após recolher os dados cadastrais, chegou o momento de verificar se não há alguma pendência financeira.

Além de ser analisado se o nome está sujo nos serviços de proteção ao crédito e se você está cadastrado no Cadastro Único.

Perfil de crédito

Chegou a hora do banco ou instituição financeira analisar seu relacionamento com o mercado, ou seja, se você é um bom pagador.

Neste momento, eles analisam como anda a sua saúde financeira e se tem pago todas as contas em dia.

Comprovação de renda

A comprovação de renda é feita para saber se a parcela cabe em seu orçamento ou se o limite do cartão de crédito é adequado para quanto você ganha.

Normalmente, as empresas estipulam o limite como 30% do valor do salário recebido.

Importância da análise de crédito

O processo de análise é de extrema importância, não apenas para as empresas, mas também para o cliente.

Confira as diferenças a seguir.

Para as empresas

A importância para as empresas está voltada para identificar os riscos da negociação. Afinal, busca-se pelo cliente que não deixará de pagar.

Além disso, a análise de crédito para as empresas é em busca de garantir um fluxo de caixa estável, sem que haja grandes surpresas.

Para o cliente

A importância é voltada diretamente para a liberação de crédito, seja no limite de crédito, como em um cartão de crédito, um empréstimo ou em um financiamento.

Além de analisar as taxas de juros que serão aplicadas, o Custo Efetivo Total (CET) e também o prazo de pagamento.

Diferenças entre análise de crédito para pessoa física e jurídica

Muitas pessoas não sabem, mas há diferenças na análise de crédito feita para pessoas físicas e na análise realizada para pessoas jurídicas. Confira as diferenças a seguir:

Análise de crédito para pessoa física

A análise de crédito para pessoa física é feita pelas instituições a fim de garantir que o cliente poderá arcar com a parcela a que se comprometeu.

É durante essa análise que as empresas definem valores que serão liberados, taxas de juros, quantidade de parcelas e o prazo de pagamento.

Além disso, os bancos querem tentar minimizar os riscos de inadimplência e que você não comprometa mais do que pode do seu orçamento.

Importante: Atualmente, é bastante comum conseguir um cartão de crédito através da internet. A análise de crédito é feita digitalmente e o cliente não precisa ir até uma agência física para conseguir crédito.

Análise de crédito para pessoa jurídica

Assim como acontece para a pessoa física, a pessoa jurídica também passa por uma análise de crédito.

No caso da pessoa jurídica, os documentos são voltados para a sua empresa, como o CNPJ, a receita da empresa, se não há restrições ou problemas com a Receita Federal, nem histórico de falência.

Assim como há o histórico de bom pagador para uma pessoa jurídica, também há o perfil de crédito da pessoa jurídica, é preciso ter um bom relacionamento com o mercado para garantir o crédito.